Vem aí o 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual! :)

Jogos Estudantis da Rede Pública – Jerp

JERP

Jogos Estaduais da Rede Pública – JERP
8h30 às 17h

Realizar uma ação de participação e integração entre os estudantes da rede pública da Bahia, em uma experiência fomentadora de valores, como respeito à diversidade e cooperação, bem como socializadora da diversidade cultural, advinda dos Territórios de Identidade que compõem o nosso Estado. Os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp) será representado neste Encontro Estudantil de 2017 por apresentações nos formatos de festivais da cultura corporal e competições oficiais da Etapa Territorial com um quantitativo de 700 estudantes e 94 professores/coordenadores, participando de competições de basquete, futsal, handebol, vôley e rugby.

O Judô visa a expansão do esporte para toda a comunidade através da sua popularização. Neste Encontro, conta com a participação de 150 estudantes. Outros 48 estudantes, divididos em quatro equipes, participarão da modalidade coletiva voleibol. O Handebol, também, também marca presença no 5º Encontro Estudantil com a participação de quatro equipes, num total de 56 estudantes. A modalidade esportiva  privilegia a participação coletiva sem descuidar do desempenho técnico e tático de cada um dos seus componentes, por entender que a performance individual se faz necessária para elevar a atuação do conjunto da equipe. A Modalidade Coletiva Basquetebol terá a participação de 40 estudantes divididos, também, em quatro equipes.

O Basquetebol do Projeto GIBI, responsável pela revitalização da modalidade nas escolas da rede estadual, terá um quantitativo de 40 estudantes. O Colégio Estadual Vítor Soares participará do Encontro Estudantil com a sua equipe de Basquetebol Especial, com 24 estudantes portadores de necessidades especiais, desenvolvendo tanto o jogo como os principais exercícios educativos necessários para a aprendizagem da modalidade, privilegiando mais a participação do que o desempenho técnico dos seus componentes. O Futsal tambpem marca presença com 40 estudantes dos sexos masculino e feminino.

O jogo de xadrez é importante instrumento pedagógico que pode ajudar bastante no desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem nas escolas. Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, imaginação, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina e perseverança. O festival terá a participação de 150 estudantes enxadristas.

A Capoeira é uma cultura originalmente afro-brasileira que expressa na sua prática dança, luta e jogo. O festival de capoeira já faz parte das ações da Secretaria da Educação há muito tempo. Mais uma vez o festival acontece com o objetivo de divulgar, democratizar e qualificar a inserção e manutenção desse importante conhecimento no espaço escolar.150 estudantes, incluindo estudantes portadores de deficiências, estarão envolvidos nas oficinas ministradas por mestres e capoeiristas conceituados.

O RUGBY é um esporte coletivo que proporciona a socialização dos estudantes em momento lúdico, oferecendo experiências complexas e desafiadoras que contribuem para afirmação de suas competências. Promove a melhora nas relações sociais, na saúde, podendo desenvolver a auto-superação, o autocontrole, a confiança, a criatividade, fatores importantes para educação geral de crianças e jovens. Cerca de 33 unidades escolares envolvidas e 250 participantes.

- Dia 21/11

Festival de Judô – Modalidade Individual
às 17h

Basquetebol Especial (Colégio Estadual Vitor Soares)