Jogos Estudantis da Rede Pública – Jerp

Jerp

Quando e Onde?

Jogos Estaduais da Rede Pública – JERP
Dias 02, 03 e 04/12
Nível 3
8h30 às 17h

Os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), projeto da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, tem o objetivo de fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da educação básica, tendo como princípios a diversidade, ética, integração, socialização, inclusão, participação, cooperação, regionalismo e emancipação. No 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, 1.250 estudantes participam das etapas finais das competições de basquete, futsal, handebol e vôlei, além dos festivais de capoeira, xadrez e judô.

O Judô visa a expansão do esporte para toda a comunidade através da sua popularização. Neste Encontro, conta com a participação de 400 estudantes na idade escolar. A modalidade coletiva Handebol, com cerca de 60 estudantes, privilegia a participação coletiva sem descuidar do desempenho técnico e tático de cada um dos seus componentes, por entender que a performance individual se faz necessária para elevar a atuação do conjunto da equipe.

O jogo de xadrez se caracteriza como importante instrumento pedagógico que pode ajudar no desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem nas escolas. Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, imaginação, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina e perseverança. O Festival de Xadrez conta com a participação de 300 estudantes enxadristas. As modalidades coletivas Voleibol e Basquetebol reúnem cerca de 90 estudantes em fases distintas, o Voleibol em fase de aperfeiçoamento apenas técnico e o Basquetebol em processo de revitalização.

O Basquetebol é destaque, por meio de cinco escolas do Projeto GIBI, responsável pela revitalização da modalidade, que conta com 75 estudantes e pelo Colégio Estadual Vítor Soares com sua equipe de Basquetebol Especial, com a participação de 15 estudantes portadores de necessidades especiais. Os estudantes desenvolvem, no jogo, os principais exercícios educativos necessários para a aprendizagem da modalidade, privilegiando mais a participação do que o desempenho técnico e tático de todos os seus componentes.

O Jerp também evidencia a Capoeira. Esta é uma cultura originalmente afro-brasileira que expressa, na sua prática, dança, luta e jogo. O Festival de Capoeira já faz parte das ações da Secretaria da Educação do Estado e, mais uma vez, o festival acontece com o objetivo de divulgar, democratizar e qualificar a inserção e manutenção desse importante conhecimento no espaço escolar. Cerca de 400 estudantes, incluindo os estudantes portadores de deficiências, participam das oficinas ministradas por conceituados mestres e capoeiristas.

Dia 02/12
Festival de Judô
Modalidade Individual Judô
Nível 3 – quadra menor
10h30 às 17h

Modalidade Coletiva Handebol
Decisão Etapa Regional de Handebol NRE 26 – Salvador
Nível 3 – quadra maior
10h30 às 13h

Decisão Etapa Estadual de Handebol
Nível 3 – quadra maior
14h às 17h

Dia 03/12
Festival de Xadrez
Modalidade Individual Xadrez
Nível 6 – Lounge Premium
8h30 às 17h

Modalidades Coletivas Voleibol e Basquetebol
Decisão Etapa Regional do NRE 26 Salvador (Voleibol e Basquetebol)
Nível 3 – quadra menor
8h30 às 17h

Decisão Etapa Regional do NRE 26 Salvador (FUTSAL)
Nível 3 – quadra maior
8h30 às 10h30

Dia 04/12
Festival de Capoeira
Modalidade Individual Capoeira
Nível 3 – quadra maior
8h30 às 12h
Composição da Mesa de Abertura do Festival de Capoeira
Mostra de Vídeo

Oficinas
Nível 3
9h às 12h e das 14h às 17h
Confecção de caxixi e berimbau
Toques de: berimbau e atabaque, pandeiro, reco-reco e agogô
Movimentos da capoeira angola e regional
Canto

Rodas de Capoeira
Nível 3
13h30 às 17h

Modalidade Coletiva Basquetebol
Projeto GIBI (Basquetebol Especial e Projeto GIBI)
Nível 3 – quadra menor
8h30 às 17h

4º ENCONTRO ESTUDANTIL DA REDE ESTADUAL


2 A 4 DE DEZEMBRO
Itaipava Arena Fonte Nova Salvador