Educação Profissional

educacao_prof

3ª Feira de Tecnologias Sociais da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia: Território e Intervenção Social
Dias 02, 03 e 04/12
Nível 5

9h às 18h

A 3ª Feira de Tecnologias Sociais da Bahia: Território e Intervenção Social é um evento de exposição e apresentação dos Projetos de Tecnologias Sociais desenvolvidos pelos estudantes e seus professores dos cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional da Rede Estadual de Educação Profissional.
As tecnologias sociais produzidas por estudantes e professores representam, na maioria das vezes, ações de intervenção social que beneficiam a comunidade e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade onde estão inseridos.
Os projetos estão expostos em estandes Temáticos e por Território de Identidade, refletindo a concepção do trabalho como princípio educativo, que contribui para a formação do/a cidadão/ã como sujeito pleno de direitos capaz de intervir no mundo do trabalho e na sociedade, implicado com a intervenção social devolvendo à comunidade os conhecimentos e habilidades construídos no percurso da sua formação.

 

4º Encontro da Educação Profissional da Bahia
O Encontro é uma oportunidade de diálogo com o conhecimento produzido na Educação Profissional. Constitui-se num rico espaço de debates, troca de experiências significativas com estudiosos e pesquisadores, e de apresentação de metodologias. Participam do Encontro, estudantes, professores e gestores dos Centros de Educação Profissional, Unidades Escolares Exclusivas de Educação Profissional e Unidades Escolares compartilhadas cujos Projetos foram selecionados para exposição e apresentação na 3ª Feira de Tecnologias Sociais da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia.

Abertura – Palestra Educação Profissional e Mundo do Trabalho: cenários possíveis
Dia 02/12
Nível 8
14 às 17h
Convidados com conhecimento e experiência nos temas trabalho-educação, juventudes, mundo do trabalho, formação e educação profissional dialogam com estudantes, professores e gestores da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia.

Dia 03/12
9h às 12h
Nível 6
Mesas de Interesse
Juventude e Mundo do Trabalho – Convidados discutem com os estudantes da Educação Profissional os desafios do mundo contemporâneo para a inserção cidadã dos jovens no mundo do trabalho, a realidade baiana e o contexto global.

Trabalho, Trabalhadores/as e Território – Convidados discutem com os estudantes da Educação Profissional a necessária articulação do trabalho com os sujeitos e o seu entorno.

Dia 03/12
Nível 6
9 às 12h
Educação Profissional e Currículo – Convidados discutem com os jovens a intencionalidade do currículo da Educação Profissional da rede estadual na formação técnica profissional para a transformação social.

A prática na Educação Profissional – Convidados discutem com os jovens a indissociabilidade entre teoria e prática na concepção da Educação Profissional da Rede Estadual da Bahia.

Dia 03/12
17 às 19h
Nível 8
Reunião por Segmento – Espaço de diálogo, oitiva e esclarecimento entre os segmentos e a equipe da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional, no exercício da democracia participativa quando os sujeitos estabelecem, em plenária, uma comunicação direta, oportunizando que os sujeitos participantes coloquem suas opiniões e permitindo a elucidação de dúvidas.
Sala 1. Estudantes da Educação Profissional
Sala 2. Professores da Educação Profissional
Sala 3. Gestores da Educação Profissional

Dia 04/12
9 às 12h
Nível 8
Estágio e Emprego – Convidados discutem com os estudantes da Educação Profissional a experiência do estágio como componente curricular da formação técnica de nível médio no contexto da formação profissional.

Nível 6
A construção de conhecimento de jovens e adultos na Educação Profissional – Convidados discutem com os jovens a importância das práticas pedagógicas voltadas para a educação de jovens e adultos.

4º ENCONTRO ESTUDANTIL DA REDE ESTADUAL


2 A 4 DE DEZEMBRO
Itaipava Arena Fonte Nova Salvador