Exposição do Topa

topa

Todos pela Alfabetização – Topa
9h às 18h

O Programa Todos pela Alfabetização (Topa) é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, desde 2007, em parceria com o Governo Federal e já possibilitou que mais de 1,3 milhão de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos que não puderam efetuar os estudos na idade regular, fossem alfabetizados. Ao assegurar a alfabetização, o Topa também promove resgate da cidadania para jovens, adultos e idosos.

Oficina Topa Arte
Dia 02/12
14h às 18h
Os alfabetizandos do Topa trabalham técnicas de expressão corporal, concentração, dinâmicas de jogos teatrais e interpretação de textos.

Oficina Criação Literária: A arte de transformar
Dia 04/12
9h às 12h
Nesta oficina, são trabalhados os elementos que compõem a criação literária, conceitos da Escrevivência, além das técnicas utilizadas nas escritas literárias e de leitura voltadas para as literaturas africanas e afro-brasileiras.

Memorial do Topa: A arte de lembrar
9h às 18h
Apresentação do Acervo Cultural das oito etapas do Topa, resgatando a memória construída pelos milhares de alfabetizandos, os reais protagonistas desta história.

Premiação do Concurso Literário Roda de Prosa
Dia 04/12
15h às 16h
O Concurso Cultural Roda de Prosa busca oferecer aos alfabetizandos da 8ª etapa do Topa a possibilidade de produzir textos literários dos mais variados gêneros textuais (prosa, poesia, conto e cordel), a partir das vivências adquiridas durante o processo de alfabetização. O Topa premiará três produções literárias de diversos gêneros, como prosa, poesia, conto, crônica, cordel, criados pelos alfabetizados matriculados nos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE) e prefeituras que fazem parte da 8ª etapa do programa.